segunda-feira, 30 de março de 2015

Chichén Itzá

Março de 2012, rumo à nossa primeira maravilha juntos, e, quem diria, no México. Teria sido mais fácil ir ver o Cristo, já que somos brasileiros, mas para esta viagem não faltariam oportunidades. Então, passagem comprada, malas prontas e alegria transbordando :) Destino principal: Cancun, distante 196 km do estado de Yucatán, onde está situada a cidade de Chichén Itzá, nossa MARAVILHA!

Chegando em Cancun, cidade em que eu ia pela segunda vez (a primeira foi em 2010, ainda solteira, junto com amigos aproveitar o Spring Break), uma sensação de Déjà Vu, que, claro, não era só uma sensação, afinal eu já conhecia aquela cidade de mar azul turquesa de tirar o fôlego, areias brancas e baladas fantásticas onde se pode encontrar gente do mundo todo. Desde casais em lua-de-mel à jovens adolescentes em busca de muita curtição. Cancun é sem dúvida um lugar para muitos públicos e um lugar para ir e voltar.

Mas, desta vez, a atração principal era outra. Queríamos história, cultura e a emoção de conhecer nossa primeira maravilha juntos. E adianto que para alcançá-la é preciso deixar a preguiça de lado, escolher roupas confortáveis e não se esbaldar na noitada no dia anterior. Os passeios para Chichén Itzá são vendidos em lojas de turismo espalhadas por toda Cancun, em especial na zona hoteleira, ou nos próprios hotéis e resorts da região e os ônibus que nos levam até lá saem de manhã cedinho e só regressam no início da noite. Tempo suficiente para conhecer com calma a cidade maia fundada por volta dos anos 435 e 455 a.C. e aproveitar o passeio, que no geral, também inclui parada em um incrível cenote. Por isso, não esqueçam (de forma alguma) dos trajes de banho, vai valer a pena!




          No meio do caminho tinha um cenote, tinha um cenote do meio do caminho. Que bom!!!  :)


À bordo novamente do ônibus que nos levaria a Chichén Itzá, estão todos molhados e pingando, mas, imensamente felizes! Aliás, esse é um dos maiores encantos do México, a alegria daquela gente, é lindo de se ver!

Mais algum tempo no sacolejo e ... CHEGAMOS

Como estávamos em um passeio guiado, não precisamos enfrentar a imensa fila para comprar os ingressos de entrada... Afinal, estávamos visitando uma das 7 maravilhas do mundo, ou seja, a fila era quilomééééééétrica!!! Mas no nosso caso, o pessoal do passeio se encarregou de comprar os ingressos para todos e distribuir. Ainda bem!rs . Entramos... eu, particularmente, estava ansiosa para ver de perto a pirâmide de Kukulkan, que na minha visão, seria o que realmente valeria a pena lá dentro. Ledo engano...

...Chichén Itzá oferece muito mais:

As ruínas da cidade maia revelam uma organização política e social totalmente inovadora em prol de uma elite de guerreiros e sacerdotes. Dentro do enorme complexo, onde você pode se perder facilmente, principalmente se tiver um senso de direção meio confuso como o meu, há diversas ruínas e lugares para você visitar com calma: A praça das Mil Colunas, o Campo de Jogos do Prisioneiros (o local que mais fiquei fascinada, com uma história única), o Templo de Chac Mool, o famoso Cenote Sagrado - no qual eram atiradas as vítimas de sacrifícios humanos, entre outras inúmeras ruínas, além da monumental Pirâmide de Kukulcan.

Pirâmide de Kukulcán


Praça das Mil Colunas


Cenote Sagrado

E, para deixar a nossa visita ainda mais perfeita, fomos visitar esta maravilha no mês de março, não por acaso, pois foi meu presente de aniversário, mas sem saber, era também época do equinócio, e o período em que é possível ver a "serpente" refletida na pirâmide, efeito que ocorre pela posição do sol nesta época do ano. Algo incrível! Principalmente, se pensarmos que o povo maia calculou isto a anos e anos atrás, com os recursos limitados da época e ainda assim, conseguiram atingir o objetivo com precisão. Vejam se conseguem ver:

A serpente refletida - Presente do Equinócio


Viram? Se não, que tal programarem-se para tentarem ver pessoalmente? Garanto que vocês vão AMAR, assim como eu. E de quebra ainda dá pra aproveitar todas as delícias e encantos de Cancun. Tenho certeza que não será nenhum sacrifício, não é mesmo?!



Maravilha NÚMERO 1 - Pirâmide de Chichén Itzá - FEITO! 











Nenhum comentário:

Postar um comentário