terça-feira, 31 de março de 2015

Coliseu

Final de ano é época de viajar, certo? Exato! E se essa viagem for rumo a mais uma maravilha do mundo então....PERFEITO!

Natal de 2012,  malas prontas e passagens na mão... Coliseu, lá vamos nós!

Para começar, posso dizer que Roma é uma cidade ma-ra-vi-lho-sa! Mas, isso é assunto para outro post... O ponto aqui é ele, o anfiteatro, o magnífico, aquele que mexe com a nossa imaginação. Aquele mesmo dos gladiadores, dos leões, das batalhas...

Para chegar até ele, não há dificuldade, pois está localizado no centro da cidade, e Roma é um lugar que facilmente você pode percorrer a pé os principais pontos turísticos, basta ter disposição. Conhecê-lo também não tem muito mistério, pois se você não quiser contratar um guia, pode simplesmente alugar um áudio-guia (disponíveis em vários idiomas, inclusive português) na bilheteria do próprio monumento. E uma coisa muito legal dos ingressos é que eles contemplam visitas a outros lugares históricos da cidade, como o Fórum Romano, vizinho ao Coliseu. Então, saindo de lá, você já tenho destino certo.

Enfim, pegamos nossos "walk-talkies" e lá fomos nós... Existe toda uma sinalização lá dentro indicando o caminho certo que você deve percorrer e pontos de parada numerados, quando você chega no ponto 1, por exemplo, você liga o áudio referente àquele ponto e ouve a história de tudo que você visualiza daquela localização, no ponto 2 a mesma coisa, e assim por diante. Eu achei um esquema super legal e que te dá uma boa autonomia. E o melhor, não custa caro. :)


Olha aí o áudio-guia no pescoço do Bruno, legal né?!


Construído ente 70 e 90 d.C. no período da Roma Antiga, o Coliseu originalmente tinha espaço para aproximadamente 50.000 espectadores em seus 3 andares de edificação, anos mais tarde foi ampliado, e um quarto andar surgiu, aumentando sua capacidade para cerca de 90.000 pessoas. E por que tanta gente? Bem, o Coliseu foi construído para espetáculos direcionados ao povo como forma de  apaziguar os ânimos da época, lembra da política de pão e circo? Pois é daí que ela vem. Quando o Coliseu ficou enfim pronto, o imperador da época decretou uma grandiosa inauguração, 100 dias de jogos para entreter a população. Nestes dias o Coliseu foi palco de combates de gladiadores, lutas de animais, execuções, batalhas navais, caçadas e outros divertimentos numa escala sem precedentes. 



Vista do Coliseu à partir do Fórum Romano



O anfiteatro por dentro


Posso dizer que a experiência que tive ao avistar o Coliseu enquanto me dirigia à ele, foi de euforia, afinal, eu estava lá à quilômetros de distância de casa, prestes a conhecer aquele local épico, que tanto vía em filmes. Uma MARAVILHA do mundo. Mas, lá dentro, descobrindo toda sua história, ao vivo, não tem como não bater uma deprê, afinal, pôxa, aquele lugar foi palco literalmente de coisas terríveis e não falo só dos espetáculos cruéis, mas de toda alienação de um povo. Meu Deus! Que coisa louca! Se ele merecia ser uma maravilha do mundo? Bom, pelo ponto de vista arquitetônico e histórico, talvez sim, mas que maravilha sangrenta esta, não?!

No fim das contas, eu saí de lá pensativa e não tão eufórica como cheguei! :(

Mas, como eu disse no início, estamos em Roma, e que lugar delicioso este, então bora lá, muita coisa boa nos aguarda.


Maravilha Número 2 - Coliseu - FEITO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário